terça-feira, 6 de março de 2012

Feng Shui para o quarto do bebê

Muita gente não entende e outros não acreditam no Feng Shui mas posto que é uma técnica que só tratá o bem para o novo ambiente do bebê não custa seguir algumas dicas.O Feng Shui é uma técnica milenar chinesa usada para detectar influências boas ou ruins em um ambiente e tentar melhorá-las.
“O Feng shui analisa detalhadamente todas as coisas com que nos cercam em nossas casas e de que forma elas podem afetar-nos. Em outras palavras, o Feng Shui revela como as cores, formas, texturas, odores, sabores e sons que estão a nossa volta afetam as nossas emoções, a nossa imaginação e as relações que estabelecemos com as pessoas e com nós mesmos”, explica a consultora em feng shui para residências e empresas, Bibianna Teodori.
De olho nisso, que tal então montar o quartinho do bebê segundo a tradição chinesa e assim, alinhar os espaços de acordo com as forças da natureza? Afinal de contas, é naquele espaço que seu filhinho passará a maior parte do tempo nos primeiros meses.
“É claro que, para isso, o ideal é seguir as orientações de um especialista. Mas existem ideias simples da filosofia oriental que você pode colocar em prática, como pendurar uma foto dos pais no quarto da criança, pois trata-se de uma forma de transmitir amor e segurança”, informa a especialista.
“Nenhum outro cômodo é projetado com tanta exclusividade para as crianças quanto o quarto de dormir. Ele é mais que um mero refugio para o sono e deve ter não só objetos adequados à idade, mas também as marcas especiais que exprimem a individualidade de cada criança. Além de abrigar coisas que despertam a curiosidade e incite o desejo de explorar, ele deve ser um local seguro”, lembra Bibianna.
8 dicas para transformar o quarto do bebê com feng shui
Formas e dimensões
“O quarto deveria ser  quadrado, o quadrado é símbolo da estabilidade. Paredes mais baixas que 2,70 metros criam um senso de opressão”.
Posição do quarto
“Os melhores locais para os quartos de crianças são os que recebem a luz solar direta e dosada. Quartos frios e/ou úmidos podem desencadear alergias em crianças”.
Cores
Lilás: relaxante, funciona bem para os detalhes e pode ser combinado com o verde.
Rosa-claro: contém o elemento fogo, que é estimulante.
Azul-claro: possui o elemento água, que é pura emoção. É uma cor que acalma, mas deve ser combinada com branco ou outro tom de azul.
Verde: Sensação de repouso e suavidade.  È a cor da saúde, do crescimento. Associado ao elemento madeira
Berço
“O berço é o casulo do bebê. O que está dentro dele e em volta do quarto é alimento para a mente que se desenvolve. A posição do berço é fundamental para garantir o sono do bebê. Coloque o berço numa posição que não seja alinhada com a porta de entrada para não deixar a criança irritada. Preste atenção aos corredores muito compridos, porque são aceleradores de energia CHi. Esta energia acelerada, quando chega ao quarto do bebê, vai deixar o ambiente agitado e a criança também. Ela pode ficar inquieta, chorar e dormir mal.
Os berços com cabeceira inteiras são melhores do que os vazados e dão mais segurança. Evite
estantes acima do berço. Estes móveis podem provocar pressão sobre o berço e sobre o corpo da criança.
Preste atenção também ao banheiro. A porta do quarto do bebê não deve ficar de frente para a porta do banheiro, porque o banheiro irá roubar energia do quarto, deixando este cômodo com baixa energia”.
Móveis
“Escolha móveis com linhas sinuosas, leves e não as retas e com cantos vivos. Quanto aos materiais, prefira tecidos naturais, 100% algodão. Uma ideia para o piso é usar madeira e nas paredes, optar por tintas com menor quantidade de produtos químicos”.
Iluminação
“Durante o dia a iluminação deveria ser parecida ao do sol e a noite é melhor uma atmosfera mais  suave para favorecer o sono”.
Brinquedos e objetos
“O feng shui ensina que, quando todos os sentidos participam de uma experiência, a pessoa se sente plenamente preenchida, tendo em geral um nível de satisfação mais alto do que quando falta algum deles. Um quarto de brinquedos precisa ter variedade de objetos, de modo a motivar a  criança a ver, escutar, cheirar e tocar, além de espaço para a movimentação.
No feng shui dizemos que quanto maior a gravidade de um ambiente, maior a sua probabilidade de ser utilizado e apreciado. As crianças sentem-se atraídas por espaços interessantes, cheios de sons, objetos que se movem, opções, luz, ar e perfume agradáveis. A meta maior é estimular o desabrochar da natureza dentro da criança”.
Aromas
“O recém-nascido sente o cheiro de quem cuida dele antes de conseguir ver essa pessoa claramente. A associação entre o cheiro e as experiências de nossa formação tem papel fundamental nas poderosas mensagens inconscientes que o olfato nos transmite na vida futura. O corpo reage mediante as associações que fazemos aos aromas.
Lavanda: acalma, ajuda a dormir e a ter bons sonhos. É um emergencial para toda hora.
Tangerina: é ideal para resfriados e revigorante – por isso mesmo, não é aconselhável usar esse aroma à noite.
Eucalipto: ajuda a respirar melhor e elimina energias negativas. É indicado para ser usado na limpeza do quarto.
Atenção: os óleos essenciais devem ser diluídos em água justamente por serem bastante concentrados

Um comentário: