quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Primeiros cuidados

Umbigo
É importante manter limpo o coto umbilical, principalmente sua base, que pode acumular secreções. Procure efetuar a higiene com a freqüência recomendada pelo pediatra, geralmente até 3 vezes ao dia são suficientes. Quando a limpeza for feita na troca de fraldas, limpe primeiro o umbigo e depois finalize a troca do bebê. Recomenda-se a utilização de álcool 70% e hastes de algodão. Procure não encharcar a região com o álcool para que seque mais rápido. O coto umbilical leva em média entre 1 e 2 semanas para cair, e a desinfecção da região deve ser feita por mais alguns dias, até o pediatra autorizar a parada. Fique tranqüila ao fazer a limpeza por mais delicada que seja a região, pois o bebê não sente dor nesse tecido, que não tem sensibilidade e já perdeu sua função.

Orelhas
Assim como os adultos, os bebês produzem placas de cera que são defesas naturais do organismo. As hastes de algodão foram desenvolvidas para secar a parte externa da orelha. Nunca insira a haste de algodão no ouvido para evitar riscos de lesões internas. Para manter as orelhas do bebê limpas, aproveite à hora do banho para higienizar a parte de trás e, após o banho, seque bem a parte externa com a toalha macia.

Mãos e Unhas
Mantenha as mãos do bebê sempre limpas, pois constantemente vão à boca. Sempre que forem molhadas, seque bem entre os dedos para evitar possíveis rachaduras nesse tecido sensível. As unhas devem estar sempre limpas e curtas, evitando arranhões. Nos primeiros dias, por serem bem molinhas, você pode somente lixá-las, e conforme forem adquirindo mais firmeza, podem ser cortadas com tesoura sem ponta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário