Pesquisa canadense sugere que música reduz dores e estimula alimentação oral.Uma pesquisa canadense sugere que os hospitais que tocam música para bebês prematuros ajudam no desenvolvimento destas crianças. De acordo com o estudo da Universidade de Alberta, a música pode acalmar os bebês e os pais, além de acelerar o ganho de peso e diminuir o tempo de permanência no hospital.
A música também teria efeitos benéficos em outros aspectos fisiológicos, como o batimento cardíaco e a taxa respiratória. A equipe canadense analisou nove estudos e descobriu que a música também reduz a dor e estimula a alimentação oral.
"Existem provas preliminares que sugerem que a música pode ter efeitos benéficos em termos de parâmetros fisiológicos, estados de comportamento e redução da dor durante procedimentos médicos dolorosos", afirmaram o autor do estudo, Manoj Kumar, e sua equipe de pesquisadores. "Mas, enquanto existem provas preliminares de alguns benefícios terapêuticos da música para indicações específicas, estes benefícios precisam ser confirmados em testes de alta qualidade."
Todas as pessoas quando ouvem um som de notas musicais, mesmo não sendo boa a música, fica com os pés querendo mexer, enquanto toca a melodia. Uma música de boa qualidade, além de ser agradável de escutar, também auxilia no desenvolvimento saudável das crianças, e traz muitos benefícios, pode ser dançando, cantando ou tocando.
Quando a mulher está no quinto mês de gravidez, os ouvidos do neném já estão desenvolvidos, há médicos que afirmam que os bebês recém-nascidos conseguem reconhecer uma música que a mamãe ouvia quando estava grávida e podem até dormir ou acordar ao ouvir esse som. Mas isso que alguns médicos dizem, ainda não é nada comprovado.
A música influência no comportamento das crianças e também envolve muitas áreas cerebrais ao mesmo tempo, e serve como um treino para o cérebro, sendo assim, ensinar música desde que as crianças são bem pequenininhas ajuda a facilitar na absorção muitas matérias escolares como matemática.
Ao ouvir um som musical o cérebro se exercita, e conforme ele é estimulado, mais desenvolve a capacidade de aprendizagem. E mesmo sem saber para fazer uma harmonia de melodia, as pessoas estão usando cálculos matemáticos. Esses são alguns dos motivos, que a educação musical agora é considerada por algumas escolas como matéria e programação, por auxiliar no desenvolvimento da fala e do aprendizado, e também é muito bom para a coordenação motora das crianças.
Através da melodia, os pequenos ficam mais próximos, convivem melhor em grupos e se comunicam com harmonia, e quando aprendem a tocar qualquer tipo de instrumento, ficam sozinhas em casa e nem se sentem solitárias ou precisando de muita atenção. Um compositor muito famoso diz que uma criança com poucos anos de vida, tem sua capacidade adormecida, e que se ela tiver bastante contato com músicas de boa qualidade, isso vai estimular sua criatividade e vai trazer para ela mais equilíbrio.
Recomenda-se para os pais colocar os filhos em aulas de instrumentos musicais depois dos quatro aninhos de vida. Então é só selecionar as boas músicas e se divertir com seu filho e vocês vão aprendendo e fazendo músicas.