quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Fazendo dobraduras

Vivemos na era da tecnologia e as brincadeiras lúdicas estão ficando cada dia mais raras,então que tal passar o tempo fazendo algumas dobraduras com seus filhos? Além de lúdico,criativo e interativo tem muitas outras vantagens para os pequenos.
  • Domínio da expressão plástica: através da manipulação do papel;
  • Domínio da linguagem oral e abordagem à escrita, nomeadamente o domínio da matemática: onde se introduz novos conceitos geométricos, uma vez que cada dobra que é feita pode originar novo conceito geométrico. Aqui elas são capazes de interiorizar mais facilmente e espontaneamente estes conceitos e outros como: comparar tamanhos, comprimentos, áreas e capacidades;
  • Domínio da expressão musical: através da criação, um dos cinco eixos (escutar, cantar, dançar, tocar e criar) fundamentais na educação musical.
  • Domínio da Expressão Dramática: forma de apropriação das situações sociais. Pode-se idealizar histórias reais, criando situações de expressão verbal e não-verbal, onde o fim da dobragem deverá coincidir com o fim da história;
  • Domínio da linguagem oral e abordagem à escrita: é sabido que a educação formal tem a tarefa importante de desenvolver a oralidade e a escrita. Através da música, da dramatização fomenta-se o diálogo e o interesse na comunicação onde começa a surgir um progressivo domínio da linguagem através do caracter lúdico do origami. Numa situação prática isto traduz-se ilustrando palavras aprendidas de livros e de canções, conjugando o desenho, a pintura e a colagem.
  • É também importante noutras etapas do desenvolvimento: estimuladora do esquema corporal, da motricidade fina, da coordenação viso-motora, da descriminação visual e auditiva e ainda da percepção táctil.

Neste site é possível vários modelos com instruções em video e também diagrama.
Então papel nas mãos e vamos praticar!



Nenhum comentário:

Postar um comentário