quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Artes marciais e seus beneficios.

As Vantagens
  • As artes marciais para crianças constroem a confiança e a autoestima, bem como a autodisciplina, respeito, concentração e cortesia.
  • Muitas academias de artes marciais também oferecem cursos de liderança, ou lições semelhantes, para as crianças em conjunto com os seus programas de artes marciais.
  • O treino em artes marciais é ideal para crianças que não se dão bem em esportes de equipe, dando-lhes a capacidade de florescer essa habilidade, porque combina práticas físicas e mentais.
  • Muitos não percebem, mas é fato que os treinos em artes marciais são muito mais seguros do que a maioria dos esportes de escola.
  • Crianças com necessidades especiais tais como as DDA (Distúrbio de Deficit de Atenção), com dificuldades de aprendizagem e hiperatividade são frequentemente recomendadas a participar do treino em artes marciais pelos benefícios claros em suas técnicas de formação estruturada.

Furando a orelhinha

As meninas devem ser vaidosas desde pequenas e é por isso que muitos pais optam por furar as orelhas de suas filhinhas. Assim, elas ficam lindas e delicadas como devem ser as bebês. Entretanto, é preciso tomar alguns cuidados para que as orelhinhas não inflamem e para que a sua filhinha não se machuque. Por isso, veja aqui alguns cuidados necessários com os brincos para recém-nascidas.
Não existe nenhuma contraindicação médica que diga ser perigoso furar orelhas de recém-nascidos. Então, fica a critério dos pais colocar ou não brincos em suas bebês. A cartilagem das orelhas dos bebês é bem fininha e, por isso, é possível furar as orelhas com uma agulha ou com o próprio brinco, sendo a primeira opção mais aconselhável. Os revólveres de farmácias não devem ser usados em bebês, apenas em crianças maiores.
Porém, peça para que uma boa profissional faça esses furos. Geralmente, a própria maternidade indica enfermeiras especializadas no assunto. Certifique-se de que o material esteja esterilizado com álcool 70º para não causar infecções na sua filhinha. 30 ou 40 minutos antes de fazer o furo, a profissional deverá aplicar um anestésico local. A criança vai chorar bastante, mas a dor é momentânea como uma picada.
As bebezinhas não podem ter brincos muito grandes porque eles podem ficar presos nas suas roupinhas, no cabelo ou no cobertor. Os ideais são aqueles com pedrinhas redondas ou com pérolas. Os brincos devem ser de ouro ou de prata, nunca de bijuteria, pois ela pode causar alergias na sua filhinha.

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Quarto de Princesa!

quarto bebe decoracao princesas imagens Temas Decoração Quarto Bebe São inúmeras as opções de temas decoração quarto bebe. Neste post daremos como exemplo a decoração para quarto de  menina cujo tema será “as princesas”. Todas as crianças (meninas) adoram princesas, pois desde cedo começam a ouvir as histórias que lhe contamos de príncipes e princesas encantadas. São contos que puxam pela nossa imaginação e nos fazem sonhar com bonitos vestidos, bonitas paisagens e castelos Ora aí está um bom tema para decorar o quarto, começando então pelas paredes. Antes de efetuar a pintura, faça um decalque ou um esboço a
 lápis
mobiliario quarto bebe princess 1024x639 Temas Decoração Quarto Bebe sobre as paredes do quarto. Compre as tintas com os tons que irá utilizar na pintura, onde logicamente, tratando-se de um quarto para bebe menina, predominarão os tons rosa. O restante da decoração de mobiliário poderá ser feita também como peças alusivas ao tema escolhido. Existe no mercado nacional uma linha de mobiliário de bebe e infantil com os temas “princesa” existindo também para bebe menino, com o tema “príncipe”. O que faz em termos de decoração para quarto de menina, poderá fazer também para bebe menino. Afinal de contas, eles são os nossos príncipes e princesinhas. O resto do quarto depois de decorado nas paredes e mobiliário, poderá ser completado com restantes adereços: prateleiras de parede ou chão, com imensos brinquedos, bonecas e pelucias, tapetes, cortinados, candeeiros, almofadas e bonitas colchas ou edredons. Todos estes adereços deverão fazer parte do tema  . Veja com atenção as imagens que colocamos à sua disposição e confirme como poderá ficar o ambiente para a sua criança, decorado através dos temas para decoração do quarto do bebê. Vai com certeza conseguir obter um verdadeiro quarto de sonho de qualquer bebê ou criança.




Primeiros cuidados

Umbigo
É importante manter limpo o coto umbilical, principalmente sua base, que pode acumular secreções. Procure efetuar a higiene com a freqüência recomendada pelo pediatra, geralmente até 3 vezes ao dia são suficientes. Quando a limpeza for feita na troca de fraldas, limpe primeiro o umbigo e depois finalize a troca do bebê. Recomenda-se a utilização de álcool 70% e hastes de algodão. Procure não encharcar a região com o álcool para que seque mais rápido. O coto umbilical leva em média entre 1 e 2 semanas para cair, e a desinfecção da região deve ser feita por mais alguns dias, até o pediatra autorizar a parada. Fique tranqüila ao fazer a limpeza por mais delicada que seja a região, pois o bebê não sente dor nesse tecido, que não tem sensibilidade e já perdeu sua função.

Orelhas
Assim como os adultos, os bebês produzem placas de cera que são defesas naturais do organismo. As hastes de algodão foram desenvolvidas para secar a parte externa da orelha. Nunca insira a haste de algodão no ouvido para evitar riscos de lesões internas. Para manter as orelhas do bebê limpas, aproveite à hora do banho para higienizar a parte de trás e, após o banho, seque bem a parte externa com a toalha macia.

Mãos e Unhas
Mantenha as mãos do bebê sempre limpas, pois constantemente vão à boca. Sempre que forem molhadas, seque bem entre os dedos para evitar possíveis rachaduras nesse tecido sensível. As unhas devem estar sempre limpas e curtas, evitando arranhões. Nos primeiros dias, por serem bem molinhas, você pode somente lixá-las, e conforme forem adquirindo mais firmeza, podem ser cortadas com tesoura sem ponta.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Bolos para chá de bebê




Sem dúvidas o chá de bebê é o momento de festejar a chegada do novo membro da família,nessa data familiares e amigos se reúnem em torno da futura mamãe para jogos,brincadeiras e muitas risadas que serão lembradas para sempre.
Para tornar esse momento ainda mais especial selecionamos alguns modelos de lindos bolos.Difícil vai ser escolher!













Playground no quarto


Alguns projetos de decoração para quartos de criança resolvem juntar tudo: lugar de dormir, de brincar e de sonhar. São espaços com cama, casinha, escorregador e muita fantasia. Selecionamos algumas opções para você proporcionar essa experiência ao seu filho

 

Reino encantado
Neste quarto, toda menina se sente uma princesa. Completamente lúdico, é possível subir as escadas do castelo e sair pelo outro lado escorregando. A cama, toda iluminada, oferece o encantamento com que toda menina sonha.  



Clubinho
Esta cama-casinha mais parece um local de encontro de amigos dos filmes antigos. A parte de cima é própria para dormir e, na de baixo, dá para estudar e se divertir com a turma.
Se for impossível dar uma casa na árvore de verdade para o seu filho, improvise, como no exemplo da foto, à direita. Aqui, todo o espaço entra no clima. A pintura simula a selva e o beliche se transforma em uma confortável casa na árvore. E a criança ainda pode decidir se dorme nas alturas ou não. 


Speed
Vai ter muito adulto querendo dormir neste carro de corrida. Todo temático, o quarto é para os meninos apaixonados por carros. Além da cama ser um automóvel, o pequeno ainda conta com um estação que simula um box ara brincar. 




Problemas de saúde mais comuns em recém nascidos


Otite
A otite é um agravamento de um quadro de virose. O catarro do resfriado que se acomoda em canais auditivos pode causar a inflamação do ouvido. Isso acontece porque as secreções constituem um ambiente perfeito para bactérias oportunistas, praticamente uma incubadora. Choro intenso, inapetência, perda da fome e irritabilidade são alguns dos sinais do problema. Em geral, há febre inferior a 39 °C, mas não necessariamente.

O que fazer?
É uma doença que costuma surgir três ou quatro dias depois de um resfriado. O diagnóstico deve ser feito pelo médico com um otoscópio – aparelho próprio para isso. O método de apertar o ouvidinho para ver se a criança chora não é confiável. Diante da confirmação da doença, além de seguir a prescrição do pediatra, os pais podem esquentar a região com um lenço aquecido e promover a higienização nasal, a inalação e a sucção do catarro com uma bombinha manual. Manter o pequeno hidratado também é importante.


Cólica
A imaturidade do sistema digestivo do bebê é responsável pelo mais famoso drama na vida de pais de recém-nascidos: as cólicas. Trata-se de uma manifestação orgânica. O intestino reage a proteínas estranhas, presentes no leite materno. Marcadores bioquímicos identificam essas substâncias. O resultado são desconfortos e dores abdominais, seguidos de choros repentinos e agudos.

O que fazer?
Não há muito o que fazer, além de esperar a maturação do tubo digestivo da criança. A partir do terceiro ou quarto mês, a criança passará a reconhecer as proteínas do leite materno e deixará de ter cólicas com frequência. Até lá, os pais podem usar bolsas de água quente, massagens e flexão de pernas para amenizar o incômodo, mas essas são medidas paliativas. O banho e a posição fetal também acalmam o bebê. Há médicos que prescrevem analgésicos e outros que toleram a popular funchicória (remédio fitoterápico), embora não a indiquem. Nesse caso, o que vale é a palavra de seu pediatra de confiança.


Sono intranquilo
Até os 3 meses de vida, é recomendável que a criança durma próxima à mãe por comodidade e segurança. Após esse período, no entanto, o bebê deve ir para o quarto dele e deixar aos poucos a mamada da madrugada. E é justamente nessa fase que começam os problemas relacionados ao sono. A criança chora muito e torna a noite dos pais um tormento. Muitas mães voltam a trabalhar nesse período, o que agrava ainda mais a situação.

O que fazer?
O sono intranquilo não costuma ser um problema de saúde, e sim de comportamento. Afinal, a criança está acostumada a acordar à noite para mamar. Por isso, é preciso calma para tirar o peito da madrugada. Faça isso aos poucos. Começar a criar novos hábitos, com horários mais rígidos, é outra medida importante. Além disso, resista à tentação de atender ao choro do bebê de imediato. Evite também fazer barulho, acender a luz e pegá-lo no colo: isso vai despertá-lo de vez! Deixe-o resmungar um pouco. É comum o pequeno acordar, chorar e voltar a dormir. Se ele não aprender a dormir nessa idade, poderá levar o hábito para o resto da infância.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Bruxismo na infância

 Bruxismo é o hábito de ranger ou apertar os dentes durante o sono e é muito comum em crianças que estão sofrendo algum tipo de problema emocional ou estresse. Estudos mostram que 30% dos pequenos entre 3 a 6 anos
 de idade apresentam o sintoma e usam o ranger dos dentes como uma válvula de escape.Segundo o Dr. Daniel S. Peel, especialista em periodontia e implantodontia, normalmente as causas do bruxismo são de caráter emocional e psicológico, relacionada ao alto nível de estresse, ou algum problema em que o paciente enfrentando. “Têm tendência a terem bruxismo crianças em fase de mudança, como mudança de escola, época de provas, competições escolares, divórcio dos pais, cobrança excessiva para se sair bem em alguma tarefa, hiperatividade e distúrbios neurológicos como autismo”.Essa sobrecarga de força de um dente no outro pode acarretar muitos problemas para a criança. “As consequências são uma má
 posição nos dentes, ou uma diferença de tempo na erupção dos dentes de leite, podendo causar uma desarmonia entre os arcos dentários. Para compensar essa falha, a criança tenta encontrar uma posição mais confortável, o que a faz ranger ou apertar os dentes”, explica o dentista. O especialista afirma ainda que o bruxismo pode causar, além de desgaste dos dentes, problemas na gengiva, na articulação da mandíbula (ATM), dores de cabeça e até dor de ouvido e dores na nuca. Fatores sistêmicos como rinite, alergias respiratórias e dormir de boca aberta podem contribuir e causar o bruxismo nas crianças.Uma das maiores dificuldades dos pais é perceber esse problema nos filhos. “Muitas vezes as crianças
 relatam que estão com dores de cabeça ou que os dentes estão doendo ou moles e o pais acham que os dentes de leite estão caindo para nascerem os permanentes, mesmo que não esteja ainda na época de os permanentes erupicionarem”, alerta o Dr. Peel.A recomendação é que os pais consultem sempre um dentista odontopediatra para acompanhar o crescimento e erupção dos dentes da criança. Dessa forma, é possível fazer um diagnosticoprecoce e correto, diminuindo ou até evitando problemas futuros.O tratamento do bruxismo é simples, dependo da causa diagnosticada. Geralmente, são feitas restaurações nos dentes, uso de aparelhos dentários relaxantes, indicação de técnicas relaxantes e remoção dos fatores de stress e cobrança. Pratica de esportes e exercícios também são uma boa forma de tratamento. Dependendo do caso, um acompanhamento psicológico pode ser necessário. Todo o tratamento deve ser feito sob a orientação e acompanhamento de um profissional da saúde especializado.
 

Primeiro banho

O primeiro banho do bebê acontece 

  já na maternidade e pode fazer parte

da rotina do bebê desde o primeiro dia que

 chega à casa.

 

 

Antigamente os bebês esperavam alguns dias para ter a experiência do primeiro banho, pois os pediatras recomendam a higiene a seco até a queda do coto umbilical. Porém, em muitas maternidades atualmente o recém-nascido entra na banheirinha logo depois do parto.“Agora o primeiro banho dado na maternidade já é com muita água morna e sabonete neutro, justamente para remover as secreções do parto, que podem ocasionar contaminação”, diz a pediatra neonatal Eliane Posnik. Este procedimento é feito geralmente na primeira hora de vida nos recém-nascidos que nascem em boas condições.Segundo a doutora Posnik, o banho seco não é mais recomendado, pois o temor de molhar o coto umbilical era para que ele secasse, caísse mais rapidamente e não houvesse contaminação. Hoje os médicos sabem que fazendo a higiene com água esterilizada, sabonete neutro antisséptico e álcool a 70%, a área gelatinosa do umbigo se mantém limpa e seca para que a queda ocorra entre 5  a 15 dias em média.Como cada pediatra segue uma linha, uns mais tradicionais, outros mais modernos, para não haver surpresas, procure conversar com seu médico sobre o assunto e definir qual procedimento será usado com o seu filho.